segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Projecto "Amigo Viajante"

Este é um projecto especial!!!

Tem como objectivos
:
-Reforçar a importância da amizade e de ter amigos
-Promover a responsabilidade pelo outro
-Apelar à participação da família
-Valorizar o trabalho em grupo e com a família


O “Amigo Viajante” começa por ser um boneco de trapo, sem rosto e sem roupa que será apresentado aos pais (na reunião inicial) e ao grupo (na sala). Inicialmente este boneco terá apenas uma mala e um caderno de registo. Pretende-se que este amigo vá sendo construído pelas famílias e pelas crianças, pois ele viajará para casa de cada criança durante pelo menos um fim-de-semana e será o seu convidado. Na mala serão guardados os pertences construídos para o nosso amigo e no caderno deverá ser registado o que aconteceu durante o fim-de-semana (o que construíram e com que materiais, o que fizeram em conjunto, onde foram; para isso os pais devem fazer o registo escrito e a ilustração, utilizando os materiais que quiserem, em parceria com a criança).

A primeira etapa deste projecto é pedir a colaboração dos pais neste projecto. Isto porque a sua participação será fundamental para a execução do mesmo e para que todas as crianças sintam que tiveram um papel importante na construção deste novo amigo. Será colocado um calendário dos fins-de-semana, no qual os pais se inscrevem naquele que tiverem mais disponibilidade.

A segunda etapa será a apresentação ao grupo. Nesse primeiro contacto, iremos decidir se é um amigo ou uma amiga e o seu nome. E este será o primeiro registo no caderno. A partir daí, o nosso amigo estará na sala connosco durante a semana e à 6ª-feira acompanhará uma criança até sua casa. À 2ª-feira será o dia de ler o registo do fim-de-semana e de irmos vendo o nosso amigo a crescer.

Com este projecto pretendo envolver as famílias e as crianças em momentos de partilha e crescimento conjunto, através de um valor maior: um Amigo!

Sem comentários: